(reprodução)
O aplicativo de telecomunicações WhatsApp vai ser bloqueado em todo o país. A suspensão ocorre após decisão judicial da comarca de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e é uma reação à decisão da empresa, que pertence ao Facebook, de não colaborar em quebra de sigilo durante investigações criminosas.
Para quem utiliza bastante o aplicativo de telecomunicação, uma alternativa que vem aparecendo é o https://telegram.org/, que tem layout e funcionalidades idênticas ao Whatsapp. O aplicativo permite a criação de “super grupos” com até mil integrantes. Outro recurso do Telegram é a possibilidade de chats secretos, que permite apagar todas as mensagens enviadas entre dois dispositivos sem deixar rastros, além de permitir que somente o destinatário receba a mensagem.
O segundo “concorrente” que ganha com a suspensão do WhatsApp é o http://www.viber.com/pt/, que possui funcionalidades semelhantes ao Skype como envio de mensagens e chamadas gratuitas entre usuários, mas somente entre smartphones.
A terceira opção, menos conhecida, é o https://hangouts.google.com/, do Google. Assim como as anteriores, permite o envio de mensagens instantâneas e áudios além de permitir chamadas com vídeos. No entanto, para utilizar é preciso ter uma conta do Gmail ou do Google+ (rede social da empresa).
Para os usuários do Facebook, rede social que detém os direitos sobre o WhatsApp, uma opção pode ser o https://www.messenger.com/. Ele funciona como um bate-papo para mensagens de texto, voz e emoticons. Mais do que isto, o Facebook busca com o Messanger usar o aplicativo para serviços de transação, como compra e venda de produtos, relacionamentos com o cliente e etc. Mesmo sendo ligado à rede social, não é necessário ter uma conta no Facebook para utilizar a plataforma. O download é gratuito na Google Play Store e na AppStore, mas o uso consome dados.
Outra opção conhecida é o http://www.skype.com/pt-br/, da Microsoft. O aplicativo, que substituiu o antigo MSN, permite a troca de mensagens, textos e vídeos. Entre outros recursos oferecidos está a tradução simultânea do português para outros idiomas além das vídeoconferências entre diversos membros. O download e o uso com vídeo nos computadores e celulares é gratuito, mas pode consumir dados. Para efetuar ligações, é preciso recarregar créditos na conta da plataforma.
Usuários da Vivo também podem usar o http://www.appstore.vivo.com.br/utilidades/vivo-tu-go, aplicativo da empresa que permite fazer ligações telefônicas e o envio de SMS pela internet ao preço de uma ligação local, independente de onde o usuário esteja. O aplicativo também não exige que o destinatário seja cliente Vivo ou possua o aparelho. O uso difere de acordo com a plataforma: quem for usar o aplicativo por um smartphone Android por um tablet ou computador com Windows, é preciso realizar o download do aplicativo gratuito. No caso de usuários com iPhone basta alterar as configurações do aparelho (Ajustes → Telefone → Ligações Wi-Fi).
Se você deseja usar as mesmas funcionalidades do WhatsApp sem precisar cadastrar um número de celular, a opção pode ser o http://www.kik.com. Para usar o aplicativo basta se registrar com um nome de usuário. O download é gratuito, mas o uso consome dados.
Saiba mais:
WhatsApp volta a ser bloqueado no Brasil