(Sind-Saúde)
Servidores da Saúde ocuparam nesta terça-feira (8) a Unidade Ortopédica Galba Velloso, no bairro Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte. Eles protestam contra o fechamento da ala, anunciado pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), em julho deste ano. Na ocasião, a Fhemig alegou que o encerramento das atividades foi resultado de um acordo entre a gestão anterior e o Ministério Público, em função de inconformidades detectadas pela Vigilância Sanitária.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, os servidores vão permanecer no local até que uma solução seja apresentada. O Sind-Saúde alega a unidade atende mais de mil pessoas de todo Estado por mês e a medida vai trazer prejuízos tanto para pacientes quanto para os cerca de 200 funcionários.
No início do mês, os servidores fizeram um protesto em frente à sede da Fhemig, no bairro Santa Efigêrnia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na época, eles chegaram a se reunir com o presidente da Fundação Hospitalar, Tarcísio Dayrell. Ele esclareceu que os servidores lotados na UOGV serão absorvidos por outras unidades da Rede, assim como as cirurgias realizadas na unidade.
A reportagem do Hoje em Dia entrou em contato com a Fhemig nesta terça e aguarda retorno.