Sobe para três o número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais devido aos estragos causados pelas chuvas. Após Resplendor e Itueta, Marilac, no Valo do Rio Doce, também realizou o decreto.
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, a chuva que atingiu Marilac no último dia 25 foi tão intensa que provocou a elevação de rios e córregos locais. Devido à força da água a ponte da MG-451 sofreu estragos. Além disso, a estrutura asfáltica do Km 367 foi levada pela correnteza e o Km 350 teve bueiros rompidos. Os acessos ficaram todos fechados isolando a cidade.
A Defesa Civil informou que o trecho entre Chonim de Cima e Córrego Bananal foi liberado depois de obras. Mas a ponte que liga a cidade à Governador Valadares ainda não foi reformada. Os desvios possíveis são pelos municípios de Mathias Lobato e Coroaci.
Danos pelo Estado
Outras nove cidades do Minas Gerais também sofreram com aventos adversos ao período chuvoso, como tempestades, enchentes e inundações. Até o momento, 1.434 pessoas estão desalojadas, 218 desabrigadas, 1 desaparecida, 17 feridas e 4 mortas.
Entre os danos materiais estão 212 casas danificadas e 60 destruídas. 24 obras de instraestrutura também foram danificas e 18 destruídas.
Leia mais: