(Divulgação)
A Vale anunciou, na tarde desta sexta-feira (1), que doará R$ 50 mil às famílias que moravam na “área de salvamento” e mais R$ 15 mil às pessoas que tinham comércios ou faziam trabalhos rurais no local atingido pela lama da tragédia na última sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma barragem da empresa rompeu-se na região do Córrego do Feijão, deixando, até o momento, 110 mortos e 238 desaparecidos.
O comunicado foi feito por Sérgio Leite, porta-voz do Comitê de Respostas Rápidas da Companhia. Questionado sobre qual seria essa área de salvamento, ele informou apenas que diz respeito à área da tragédia, sem explicar se pescadores que dependem do Rio Paraopeba para exercer a sua atividade seriam remunerados.
“São todas as famílias registradas nos nossos cadastros. Hoje nós temos em torno de cem”, declarou. A doação não faz parte de indenizações, segundo a empresa, e não há compensação. É “uma forma de minimizar possíveis incertezas aos atingidos”, diz comunicado enviado à imprensa.
A forma como essas famílias poderão requerer o dinheiro e como ele será entregue deve ser divulgada na semana que vem.