Ele não conta os próprios troféus nem se importa com marcas pessoais. Talvez seja exatamente essa a receita do argentino Marcelo Mendez para continuar colecionando recordes à frente do Sada/Cruzeiro.
Depois de ter se isolado como maior campeão da Superliga Masculina de Vôlei, com quatro títulos pela equipe mineira, o treinador pode alcançar outros feitos históricos na decisão da temporada 2016/17, contra o Funvic/Taubaté. As duas equipes se enfrentam neste domingo (7), às 10h, no Mineirinho.
Se conquistar mais uma vez a principal competição nacional, Mendez transformará o Cruzeiro no primeiro clube pentacampeão do torneio, superando Minas e Cimed, também donos de quatro taças cada um. Além disso, uma nova conquista celeste representaria um inédito tetracampeonato de maneira consecutiva (desde 2013/14), série jamais atingida por qualquer clube na Superliga.
Por outro lado, o argentino não conseguirá repetir a “perfeição” alcançada na temporada 2015/16, a mais vitoriosa da história, com seis títulos em seis competições disputadas (Mineiro, Mundial, Supercopa, Copa Brasil, Sul-Americano e Superliga).
No período atual, Mendez conduziu o Cruzeiro a quatro das cinco conquistas possíveis até o momento. A exceção foi a Copa Brasil 2017, quando o time estrelado caiu diante do Sesi-SP na semifinal.
“Cada final é diferente, pois também tivemos algumas mudanças no nosso elenco. Será um jogo disputado, porque o Taubaté também é muito bem treinado e tem grandes jogadores. Vamos dar tudo pela nossa torcida, que sempre nos apoiou tanto”, diz o comandante do time mineiro.
Azarão
Do lado oposto da quadra estará uma equipe estreante em finais de Superliga. O técnico Cezar Douglas, porém, já tem experiência na decisão.
O atual treinador do Taubaté foi vice-campeão do torneio na temporada 2011/2012, no comando do Vôlei Futuro/Araçatuba, com derrota justamente para o time celeste, por 3 sets a 1.
“É um privilégio representar o Taubaté por quatro temporadas seguidas e acompanhar o crescimento desse projeto, coroado com uma final contra o Cruzeiro, o que engrandece muito a disputa”, avalia Cezar Douglas.
“Tivemos uma evolução importante a partir das quartas de final. Acredito que será um grande jogo, pois são equipes montadas com o objetivo de chegar à final e que estão em seus melhores momentos”, conclui o técnico do Taubaté.
FICHA DO JOGO
SADA/CRUZEIRO – Evandro, Isac, Simón, Leal, Filipe e William; Serginho (líbero).
Técnico: Marcelo Mendez
FUNVIC/TAUBATÉ – Wallace, Otávio, Éder, Lucarelli, Lucas Lóh e Rapha; Mário Júnior (líbero).
Técnico: Cezar Douglas
HORÁRIO E LOCAL – Domingo (7), às 10h, no Ginásio Mineirinho
TRANSMISSÃO – Globo e SporTV
Leia mais:
Quinteto do Cruzeiro enfrenta ex-companheiros em ‘melhor final da história’ da Superliga
Com ingressos esgotados, final da Superliga vale 'desempate' para o Estado no Mineirinho
Federação Internacional libera cubano do Cruzeiro para defender a Seleção Brasileira
William acerta com o Sesi-SP e se despedirá do Sada Cruzeiro após final da Superliga