O número de infectados pela Covid-19 em Minas chegou a 70.086 nesta sexta-feira (10). O Estado também atingiu a marca de 1.504 mortes provocadas pelo vírus. Os notificações foram alcançadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), após as confirmações, nas últimas 24 horas, de 3.222 casos e 59 óbitos.
Apesar das tristes estatísticas, o boletim epidemiológico traz um alento. No território mineiro, 45.145 pessoas conseguiram vencer a doença e hoje estão recuperadas. Ao todo, 64% dos pacientes que receberam o diagnóstico da enfermidade estão livres do vírus.
Outras 23.437 seguem em acompanhamento médico, de acordo com a SES.
Avanço
Até o momento, a Covid-19 atingiu 752 municípios. Mortes foram registradas em 293 cidades. A taxa de letalidade do novo coronavírus está em 2,1%. Desde o início da pandemia, em março, 8.062 pessoas precisaram ser internadas. Conforme o governo, o pico da doença está previsto para o próximo dia 15, quando deve aumentar ainda mais as ocupações nos leitos de UTI e enfermaria.
Belo Horizonte continua sendo a cidade com mais notificações em Minas. A capital tem, segundo o levantamento da SES, 9.732 diagnósticos positivos e 246 mortes. Por causa dos números, o prefeito Alexandre Kalil informou que a metrópole segue na fase zero da flexibilização social, quando apenas os serviços essenciais podem funcionar.
Em entrevista ao , Kalil revelou que cogita restringir ainda mais as atividades, com o fechamento de supermercados aos domingos. Na semana que vem, BH também vai começar a multar, em R$ 100, quem sair às ruas sem máscara.