(Maurício Vieira)
A BHTrans, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte, já começou a credenciar as empresas responsáveis pelo desenvolvimento do meio operacional de venda dos créditos do Faixa Azul Digital. A partir daí, as bancas poderão comercializar os créditos direto para os motoristas, assim como é feito atualmente com o talão em papel.
"Por enquanto, uma das empresas credenciadas pela BHTrans procurou pelo sindicato, oferecendo parceria", informou Alberth Patrocínio, advogado do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas no Estado de Minas Gerais (Sinvejor), sem revelar o nome dessa empresa.
O aplicativo vai funcionar na modalidade pré-paga. O usuário poderá escolher se vai comprar os créditos com cartão ou boleto bancário e poderá adquirir o equivalente a uma folha apenas ou a todo o talão. A plataforma deverá ser disponibilizada para os sistemas iOS e Android. Está prevista, ainda, a configuração de alertas para avisar que o período autorizado de estacionamento está terminando.
Quem não tiver o app poderá comprar os créditos nos locais credenciados e nas bancas. "O sindicato acredita que com o app vai diminuir o monopólio dos flanelinhas, aumentar a fiscalização de vagas e também o lucro dos donos de bancas", afirmou Albert Patrocínio.
O advogado contou que estão sendo realizadas reuniões com os jornaleiros e a ideia é treiná-los para o novo sistema. "Temos 360 bancas sindicalizadas das 730 espalhadas no Centro da cidade. Mas temos o cadastro de todas. Queremos que todas participem das reuniões", explicou.
Fiscalização
As fiscalizações das vagas rotativas, feitas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, estão suspensas desde 29 de maio por causa do fim do contrato com a empresa fornecedora do Faixa Azul em papel. Mas, segundo a BHTrans, um novo contrato vai ser feito e o talão vai continuar sendo vendido, de forma simultânea, durante a transição para o app.
As vagas de estacionamento rotativo estão localizadas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer.
A BHTrans informou ainda que não há uma data para o lançamento do app.