Instituto de Oncologia Ciências Médicas vai oferecer diagnóstico em curto prazo; agendamentos devem ser feitos pela Central de Internação da Prefeitura
Inauguração IONCM-MG (Fernando Michel)
O Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais inaugurou, nesta segunda-feira (25), unidade atendimento a pacientes em tratamento de câncer em Belo Horizonte. Fica em um prédio de 11 andares na Rua Bernardo Guimarães, 2.640, próximo ao Hospital Universitário Ciências Médicas, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da capital.
Na unidade, os pacientes terão acesso a serviços de oncologia com diagnóstico. Os agendamentos dos pacientes devem ser feitos pela Central de Internação da Prefeitura de Belo Horizonte. Expectativa é para atendimento de mil pacientes por dia.
O instituto é mantido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e foi inaugurado com 50% da capacidade de funcionamento, com a entrega de sete andares prontos. Após a finalização das obras do prédio, a expectativa é de gerar 200 novos postos de trabalho.
A unidade comporta 35 boxes de quimioterapia individuais, salas para atendimento de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Cuidados Paliativos, Serviço Social, Farmácia Clínica e Enfermagem em Navegação, com profissionais que guiam os pacientes no tratamento. O instituto também absorve as demandas de exames mais complexos que requerem aparelhos modernos como a ressonância magnética com inteligência artificial (modelo único do SUS), aparelhos de ultrassom, colonoscopia, biópsia guiada e outros serviços equivalentes aos dos melhores centros privados de oncologia do país.
"Feluma é uma instituição não só que presta saúde mas que também forma médicos, enfermeiros e profissionais da saúde como um todo. Ter aqui a oncologia é garantir que vamos ter profissionais capacitados espalhados por todo o Estado", destacou o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti.
Aristides de Oliveira, diretor do departamento de atenção especializada e temática do Ministério da Saúde, destacou que o instituto é um estabelecimento filantrópico, mas 100% SUS.
"Representa um avanço muito grande no estado para os pacientes com suspeita ou diagnóstico ou com câncer. A parceria com o Ministério da Saúde é para a implementação de um modelo de cuidado que é mais adequado ao paciente de oncologia e é uma perfeita aliança entre governo federal, estadual e municipal junto com o ensino", destacou.
Instituto é mantido pela Feluma e funciona em um prédio de 11 andares (Fernando Michel)
No primeiro semestre de 2025 serão iniciadas atividades acadêmicas como hospital-escola: 12 especialidades serão ofertadas ao todo além de sete linhas macros e 14 sublinhar de cuidado. O intuito é contar com mais de 50 médicos no corpo clínico, desde professores da Faculdade de Ciências Médicas até médicos assistenciais.
O instituto também conta com a implantação do fast track oncológico, que é um método de atendimento com linhas de cuidado específicas em que o paciente passa por consultas, exames para diagnóstico e tratamento com uma logística facilitadora, seja em encaminhamentos ou deslocamento, para que o tempo entre a primeira consulta e o diagnóstico seja curto.
Especialidades:
Linhas de Cuidado (Macro):
Linhas de Cuidado, (Sublinhas):
Leia mais