(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O presidente em exercício do Congresso Nacional, senador Veneziano Vital do Rêgo (PTB-PB), convocou uma reunião para esta segunda-feira (9), às 10h, para discutir os próximos passos do Parlamento após a invasão das sedes dos Três Poderes por radicais que pedem a anulação das últimas eleições presidenciais.
O encontro ocorrerá na residência oficial da Presidência do Senado. Veneziano preside o Congresso interinamente durante o recesso parlamentar. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já está retornando ao Brasil.
Na reunião, os parlamentares avaliarão se será necessário que o Congresso aprove o decreto de intervenção na segurança pública do Distrito Federal, assinado neste domingo (8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2018, os parlamentares tiveram de aprovar a intervenção na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.
Neste momento, o Congresso Nacional desligou a energia elétrica e a água para estimular a saída dos extremistas e impedir curtos-circuitos que possam provocar incêndios no interior do prédio. No Palácio do Planalto, peritos começam a entrar no prédio para avaliar os danos.
Os manifestantes bolsonaristas que invadiram e depredaram as sedes dos três poderes neste domingo (8) não aceitam o resultado das eleições presidenciais, com a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro (PL). O petista teve 50,9% dos votos válidos no segundo turno. Apesar da narrativa dos militantes antidemocráticos, não há provas para sustentar a tese de que o processo eleitoral foi fraudado.
Leia Mais: