Habitação

'Dubai mineira': Gabriel planeja autorizar prédios de até 80 andares para ocupar hipercentro de BH

Candidato participou de sabatina do Hoje em Dia

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
06/09/2024 às 16:14.
Atualizado em 06/09/2024 às 17:19
 (Valéria Marques/ Hoje em Dia)

(Valéria Marques/ Hoje em Dia)

O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Gabriel Azevedo (MDB) afirmou que, se eleito, planeja liberar a construção de arranha-céus de até 80 andares  no hipercentro. A ideia, segundo ele, é aumentar a ocupação da região. O atual presidente da Câmara Municipal disse, durante sabatina do Hoje em Dia nesta sexta-feira (6),  que a cidade precisa voltar a avançar no quesito construção, alinhado com a sustentabilidade e a preservação ambiental. 

“Se tivermos prédios de 70-80 andares no hipercentro de BH, sabe o que eles vão ter em cima? Rooftops. Sabe o que eles vão ter no seu entorno? Comércio, lazer, cultura. Ninguém vai dizer que a cidade está bonita chegando ali na Lagoinha”, afirmou. 

Segundo o candidato, a cidade está “ficando atrás no quesito 'cidade' no mundo inteiro”. Gabriel afirmou que BH é uma cidade "muito baixinha" e quando investidores tentam construir arranha-céus na capital, as autoridades cobram taxas excessivas e os empresários fogem para cidades próximas como Nova Lima, Ibirité e Contagem. 

“Quando a gente não deixa fazer aqui (arranha-céus), eles vão fazer em outra cidade. O maior prédio de Minas Gerais está a 200 metros de Belo Horizonte, em Nova Lima, em uma rotatória. Nova Lima não tem estrutura para aguentar esgoto, infraestrutura e trânsito. O Centro de Belo Horizonte tem”, afirmou. 

Questionado sobre os impactos ambientais da construção de prédios no centro da capital, Gabriel afirmou que os problemas que afetam BH não são por conta de arranha-céus. Segundo o candidato, o que traz aquecimento para Belo Horizonte é “não ter áreas verdes e fazer construção em todo o território”. 

Gabriel citou como exemplo a área do Aeroporto Carlos Prates, onde será instalado um novo bairro. Segundo o candidato do MDB, o ideal seria construir um parque, com uma área verde, e subir torres ao redor. 

“Você tem que olhar a cidade de cima. Tem que fazer o adensamento, o crescimento vertical, porque quanto mais gente está adensado, mais áreas você tem para preservação de área verde, isso é muito importante. E não sou eu que estou dizendo, e sim os principais urbanistas do planeta”, disse Gabriel. 

Gabriel Azevedo na preferência do eleitorado

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados nesta semana, Gabriel Azevedo (MDB) aparece na 7ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. O candidato do MDB possui 2,3% das intenções de voto. 

O presidente da Câmara Municipal está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8% e Rogério Correia (PT) com 6,2%. 

Presidente da Câmara Municipal de BH

Gabriel Azevedo é o atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O candidato do MDB tem 38 anos, nasceu e cresceu em BH, e mora no Centro da cidade. É advogado, empresário, jornalista, publicitário e professor universitário. Tem pós-graduação em Competitividade Global nos Estados Unidos e mestrado em Cidades pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres. 

Sabatinas do Hoje em Dia com candidatos à PBH

Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.

Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correira (PT) participaram das sabatinas promovidas pelo Hoje em Dia, na segunda, terça, quarta e quinta, respectivamente. 

Veja quais serão as próximas entrevistas:

09/09 - Wanderson Rocha (PSTU)
10/09 - Carlos Viana (Podemos)
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por